Rodrigo Ferreira assume a posição de Head of Environment da Quadrante

A Quadrante, empresa de Consultoria em Engenharia e Arquitetura, anuncia a contratação de Rodrigo Ferreira para o cargo de Head of Environment.

Com mais de 23 anos de experiência nacional e internacional em consultoria ambiental, Rodrigo Ferreira assume a liderança da equipa de Ambiente, continuando a missão de desenvolvimento de estudos multidisciplinares de cariz sócio-ambiental e de sustentabilidade em vários sectores de atividade: Transportes, Indústria, Óleo & Gás, Tecnologia, Energia e Minas, quer em Portugal, quer no contexto internacional.

Rodrigo Ferreira é Engenheiro Biofísico, Mestre em Conservação da Natureza e Doutorado em Gestão e Conservação  da Biodiversidade. Especialista em consultoria ambiental, tem-se focado no desenvolvimento de negócios, gestão de projetos e liderança técnica de equipas multidisciplinares.

Com um historial de participação em mais de 180 projetos e autor de variada produção científica, o seu trabalho centrou-se em projetos relacionados com Capital Projects Investment, ESG / Sustainable Finance, Sustentabilidade Corporativa, Gestão e Conservação da Biodiversidade, Eficiência de Recursos e Alterações Climáticas, Performance Operacional, Planeamento Territorial, Gestão de Resíduos e Análise de Risco, em Portugal, América Latina e na grande maioria de países africanos. Nos anos mais recentes, esteve envolvido em projetos de grande complexidade que necessitaram de financiamento internacional, desempenhando funções tanto do lado do proponente dos projetos, como dos agentes financiadores.

No passado, Rodrigo Ferreira viveu em Moçambique, África do Sul e Bélgica, tendo desempenhado funções em empresas de referência como Royal Haskkoning-DHV e ERM - Environmental Resources Management. Em março de 2023, assumiu o cargo de Responsável pela Unidade de Negócios de Ambiente no Grupo Quadrante.

 

Rodrigo Ferreira

Pretendo contribuir ativamente para a criação e operacionalização de soluções ambientais que desenvolvam e valorizem os projetos de todos os clientes, respondendo aos desafios emergentes do mundo

Nas palavras do próprio, “As necessidades e desafios da atualidade, necessitam de uma análise detalhada e estratégias assertivas e equilibradas, por forma a não hipotecar os recursos existentes, assegurando um futuro sustentável.

Rodrigo Ferreira junta-se à Quadrante “por partilhar a mesma visão para o futuro: baseada na sustentabilidade e responsabilidade. Adicionalmente, a dimensão internacional da empresa, bem como dos projetos em que se envolve, foram fatores decisivos para tomar esta decisão”.

A Quadrante pretende continuar a atuar como parceira promotora da mudança e a colaboração de Rodrigo Ferreira será uma clara mais-valia para cumprir o Compromisso Corporativo com a Sustentabilidade.